terça-feira, 31 de maio de 2011

Os benefícios da ginástica laboral

A ginástica laboral consiste numa pausa realizada durante o expediente de trabalho para a realização de exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. É realizada no próprio local onde o funcionário trabalha, possui curta duração e não provoca cansaço.
Os exercícios são simples e não exigem que o praticante tenha grande flexibilidade corporal. São exemplos: apoiar as mãos numa mesa com os dedos voltados para trás, para alongar os antebraços, e fazer massagens com uma bolinha de tênis na região do pescoço e costas, para aliviar a tensão.
Os ganhos físicos da ginástica laboral são muitos. Entre eles estão: prevenção de doenças ocupacionais, como L.E.R- Lesão por Esforço Repetitivo e D.O.R.T- Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; reeducação postural do colaborador e diminuição da fadiga visual e corporal.  
Além dos benefícios físicos, a prática voluntária da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, como a diminuição do estresse e o aumento no poder de concentração, motivação e moral dos trabalhadores. A empresa também ganha, pois há uma redução de faltas dos funcionários, aumento da produtividade e maior integração da equipe.

Fonte: Copacabana Runners

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Lembre-se de colocar seu nome!