O brasileiro tem se alimentado mal. O desafio de comer as porções adequadas de frutas, verduras, carne, leites e outras categorias de alimentos todos os dias não é vencido por 90% das pessoas – como mostrou a Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, feita pelo IBGE na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, divulgada em julho. Produtos industrializados como macarrões, pizzas e sanduíches têm ganhado espaço na rotina das pessoas, que deixam os alimentos saudáveis nas gôndolas do supermercado.
Ainda que a pesquisa mostre que a quantidade diária de calorias ingeridas por meio de carboidratos (55% a 77%), proteínas (10% a 15%) e lipídios (15% a 30%) esteja dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a qualidade da fonte desses nutrientes preocupa, pois o carboidrato, por exemplo, pode vir tanto de um prato de arroz integral quanto de um copo de refrigerante. Assim, vale a pena tomar algumas providências:
- Elimine o saleiro, tempere com mais ervas: O brasileiro consome 12 gramas/dia de sal quando o ideal seria apenas 5 gramas/dia. Manjericão, coentro, alecrim e tomilho intensificam o sabor dos alimentos, substituindo o sal.
- Adapte seu paladar a menos açúcar: A combinação copo de leite, algumas colheres de achocolatado e de açúcar é um hábito comum e faz com que o limiar de sabor doce seja cada vez mais alto. O consumo elevado de açúcar leva à obesidade e ao diabete. Saiba moderar.
- Diminua a gordura saturada: Esse tipo de gordura está presente em vários alimentos que compõem uma dieta saudável – carnes, leite e ovos – e no recheio das bolachas, na lasanha congelada e nos embutidos. Coma carnes sem gordura aparente e evite escolher aquelas mais gordas como a picanha, que pode ser trocada pelo patinho. Troque o leite integral pelo desnatado.
Volte ao passado: refrigerante apenas no fim de semana: Refrigerante não vicia, mas as pessoas se apegam ao prazer e à facilidade de abrir uma garrafa ou uma latinha gaseificada ao invés de tomar um suco natural. O mal desta bebida são os aditivos químicos de sabor e o açúcar.
Fonte: Site Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar! Lembre-se de colocar seu nome!