Atualmente é difícil imaginar a vida sem computador. Usamos para trabalhar, pesquisar ou para o lazer. Ele está muito presente no nosso cotidiano, e por isso, algumas dores ou lesões podem ser desencadeadas pelo seu mau uso.
A grande inimiga de quem depende do computador para sobreviver é a L.E.R – Lesão por Esforço Repetitivo, ou D.O.R.T. - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. Geralmente, está mais associada ao trabalho informatizado, representando quase 70% do conjunto das doenças profissionais registradas no Brasil. Mas, na verdade, qualquer atividade repetitiva pode desencadear lesões, como a prática intensa de alguns esportes e de instrumentos musicais, por exemplo.
Alguns fatores determinantes favorecem o aparecimento da L.E.R: ergonomia inadequada, estresse e baixa temperatura. Sintomas como sensação de dor, fadiga e fraqueza persistentes, podem ser referentes ao aparecimento da doença, que pode ter diferentes graus, levando até mesmo a incapacidade total de trabalho.
Para evitar o aparecimento dessa doença, o ideal é fazer uma pausa de hora em hora de cinco a dez minutos para alongar o corpo. Abaixo, uma série de alongamentos que podem ser realizados para evitar essa doença:
Exercícios para a prevenção:
Espreguiçar:
- Junte as mãos e faça o movimento de alcançar o teto.
Alongamento coluna:
- Incline a cabeça lateralmente e conte até oito. Volte a posição inicial e repita o mesmo movimento do lado contrário;
- Leve o queixo até o peito e volte a pose inicial. Leve a cabeça para trás para olhar o teto.
Alongamento da coluna do antebraço:
- Pressionando com a mão oposta segure o dorso da mão dobre o punho para baixo suavemente e conte até oito empurrando depois relaxe;
- Com apoio na palma da mão puxe o punho para cima alongando os flexores do punho;
- Faça os mesmos movimentos invertendo os braços.
Alongamento de ombro:
- Posicione o braço atrás da cabeça puxando pelo cotovelo com a mão para o chão como se fosse coçar as costas.
Cuidado! Toda dor persistente deve ter a causa investigada por um especialista. Caso os sintomas apareçam, procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar! Lembre-se de colocar seu nome!