Universidade Tuiuti - PR
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
CURSO AVANÇADO EM COMÉRCIO EXTERIOR – INTENSIVO DE FÉRIAS TURMA III
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:EXPORTAÇÃO:
- Introdução, Exportação e Importação (básico)
Dumping, Seguro, Transporte e Incoterms
- Exportação: Apresentação do Produto ao Exterior e Negociação do Produto
- Fechamento de Venda
- Modalidade de Pagamento
- Confirmação do Pedido e elaboração da Fatura Proforma
- Análise da Operação e Fechamento de Praça
- Romaneio / Packing List
- Nota Fiscal
- Fatura Comercial / Commercial Invoice
- Estufagem e Armazenagem da Mercadoria
- Registro de Exportação (R.E.)
- Declaração de Despacho de Exportação (D.D.E.)
- Draft de B/L (espelho)
- Certificados de Origem – FIEP
- Certificado de Origem Form `A’
- Remessa de Documentos ao Exterior
- Simulação de Exportação
IMPORTAÇÃO:
- Aspectos Legais:
- Produtos livre de autorização; Produtos a serem importados através de anuência prévia; – Produtos que não são permitidas importação
- Classificação
- Exame de Similaridade
- Material Usado
- Licença de Importação (L.I.)
- Declaração de Importação (D.I.)
- Retificação; Cancelamento
- Despacho (liberação) e Cálculo de Tributos.
- Documentos pertinentes a importação
DESEMBARAÇO ADUANEIRO
- Atribuições – Decr. 646
- Aduana brasileira
- Documentos necessários para despacho de importação e exportação: (Registro de Exportação, Declaração de Despacho de Exportação, Draft Embarque – exportação, Ordem de Embarque – exp. marítima; Licenciamento de Importação, Declaração de Importação, Análise de documentos de Importação, classificação da mercadoria).
- Despacho Aduaneiro – Exportação e Importação – e especiais
- Território Aduaneiro
- Controle Unidade de Carga
- Despachantes (Credenciamento, irregularidades, penalidades, processo administrativo disciplinar, inquérito administrativo e julgamento).
DRAWBACK:
Modalidades e aplicação
Características das operações
Concessão do regime de Drawback
Habilitação – Elaboração do Laudo Técnico
Drawback – Suspensão
Genérico
Sem Cobertura Cambial
Intermediário (suspensão)
Para Produtos Agrícolas ou Criação de Animais
Drawback – Isenção
Intermediário (isenção)
Comprovações na modalidade suspensão
Devolução ao Exterior ou Destruição de Mercadoria Importada
Outras ocorrências (sinistro ou furto da mercadoria)
Liquidação do compromisso de exportação
Inadimplemento do Regime de Drawback
Anexo E – Roteiro p/ Preenchimento do Pedido de Drawback – isenção
Anexo F – Exportação Vinculada ao Regime de Drawback
Anexo G – Importação Vinculada ao Regime de Drawback – Isenção
Anexos H, I e J – Observações
Sistema WEB – Drawback eletrônico (powerpoint)
Preenchimento do RD (Reg.Drawback) – suspensão
Alteração do RD – suspensão
Prorrogação do RD
Excluir RD
Baixa e Impressão do RD
Sistema eletrônico – Drawback WEB – através site: desenvolvimento
L.I. vinculado ao um RD
Consulta Saldo de um RD
Drawback Verde-Amarelo
Anexo S – Regulamentação do Drawback Verde-Amarelo
Anexo T – Utilização da Nota Fiscal de venda no mercado interno
Sistema eletrônico – Drawback Verde-Amarelo / Integrado -Web – site: www.mdic.gov.br
CURSO POR MÓDULOS
EXPORTAÇÃO – Dias: 28, 29, 30/06/2010, 01, 02 e 05/07/2010
Data limite para inscrição: 28/06/2010
Investimento: R$ 390,00 + R$ 30,00 de material didático
À vista – 10% de desconto
R$ 351,00 +R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição
(boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 381,00)
Parcelado
1 de R$ 195,00 + R$ 30,00 (material didático) – no ato inscrição
(boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 225,00)
1 de R$ 195,00
IMPORTAÇÃO – Dias: 06, 07, 08, 09, 12 e 13/07/2010
Data limite para inscrição: 06/julho/2010
Investimento: R$ 390,00 + R$ 30,00 de material didático
À vista – 10% de desconto
R$ 351,00 +R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição
(boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 381,00)
Parcelado
1de R$ 195,00 + R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição
(boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 225,00)
1 de R$ 195,00
DESEMBARAÇO ADUANEIRO – Dias: 14, 15, 16, 19 e 20/07/2010
Data limite para inscrição: 14/julho/2010
Investimento: R$ 390,00 + R$ 30,00 de material didático
À vista – 10% de desconto
R$ 351,00 +R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição
(boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 381,00)
Parcelado
1 de R$ 195,00 + R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição
(boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 225,00)
1 de R$ 195,00
DRAWBACK – Dias: 21, 22 e 23/07/2010
Data limite para inscrição: 21/julho/2010
Investimento: R$ 390,00 + R$ 30,00 de material didático
À vista – 10% de desconto
R$ 351,00 +R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição
(boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 381,00)
Parcelado
1 de R$ 195,00 + R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição
(boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 225,00)
1 de R$ 195,00
DATA 28/06 a 23/07/2010 EXPORTAÇÃO – Dias: 28, 29, 30/06/2010, 01, 02 e 05/07/2010 IMPORTAÇÃO – Dias: 06, 07, 08, 09, 12 e 13/07/2010 DESEMBARAÇO ADUANEIRO – Dias: 14, 15, 16, 19 e 20/07/2010 DRAWBACK – Dias: 21, 22 e 23/07/2010
HORÁRIO De segunda a sexta das 19h às 22h30
CARGA HORÁRIA 70 horas.
NRO VAGAS 13
PUBLICO ALVO Aqueles que trabalham na área e queiram se aperfeiçoar ou para os que pretendem entrar na área de Comércio Exterior. Escolaridade mínima exigida: ensino médio completo.
INVESTIMENTO Investimento: R$ 900,00 + R$ 120,00 de material didático À vista – 10% de desconto – no ato da inscrição R$ 810,00 +R$ 120,00 (material didático) (boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 930,00) Parcelado 1 de R$ 150,00 + R$ 120,00 (material didático) – no ato da inscrição (boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 270,00) 5 de R$ 150,00
INSCRIÇÃO http://www.utp.br/vestextensao/frmInscricao.asp?id=1 – Informações: 41 3331-7651/3331-7652 – extensao@utp.br Centro Internacional: Fone:3357-4249 c/MariaPaula e-mail: mariapaula@centrointernacional.com.br ou através do site www.centrointernacional.com.br
LOCAL UTP – Campus Barigui
RESPONSÁVEL Profª. Maria Paula Ribinski
CURSO AVANÇADO EM COMÉRCIO EXTERIOR – MÓDULO DRAWBACK
DRAWBACK:
Modalidades e aplicação
Características das operações
Concessão do regime de Drawback
Habilitação – Elaboração do Laudo Técnico
Drawback – Suspensão
Genérico
Sem Cobertura Cambial
Intermediário (suspensão)
Para Produtos Agrícolas ou Criação de Animais
Drawback – Isenção
Intermediário (isenção)
Comprovações na modalidade suspensão
Devolução ao Exterior ou Destruição de Mercadoria Importada
Outras ocorrências (sinistro ou furto da mercadoria)
Liquidação do compromisso de exportação
Inadimplemento do Regime de Drawback
Anexo E – Roteiro p/ Preenchimento do Pedido de Drawback – isenção
Anexo F – Exportação Vinculada ao Regime de Drawback
Anexo G – Importação Vinculada ao Regime de Drawback – Isenção
Anexos H, I e J – Observações
Sistema WEB – Drawback eletrônico (powerpoint)
Preenchimento do RD (Reg.Drawback) – suspensão
Alteração do RD – suspensão
Prorrogação do RD
Excluir RD
Baixa e Impressão do RD
Sistema eletrônico – Drawback WEB – através site: desenvolvimento
L.I. vinculado ao um RD
Consulta Saldo de um RD
Drawback Verde-Amarelo
Anexo S – Regulamentação do Drawback Verde-Amarelo
Anexo T – Utilização da Nota Fiscal de venda no mercado interno
Sistema eletrônico – Drawback Verde-Amarelo / Integrado -Web – site: www.mdic.gov.br
DATA Dias: 21, 22 e 23/07/2010
HORÁRIO Das 19h as 22h30.
CARGA HORÁRIA 10,5 horas.
NRO VAGAS 13
PUBLICO ALVO Aqueles que trabalham na área e queiram se aperfeiçoar ou para os que pretendem entrar na área de Comércio Exterior. Escolaridade mínima exigida: ensino médio completo.
INVESTIMENTO Data limite para inscrição: 21/julho/2010 Investimento: R$ 390,00 + R$ 30,00 de material didático À vista – 10% de desconto R$ 351,00 +R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição (boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 381,00) Parcelado 1 de R$ 195,00 + R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição (boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 225,00) 1 de R$ 195,00
INSCRIÇÃO http://www.utp.br/vestextensao/frmInscricao.asp?id=1 – Informações: 41 3331-7651/3331-7652 – extensao@utp.br Centro Internacional: Fone:3357-4249 c/MariaPaula e-mail: mariapaula@centrointernacional.com.br ou através do site www.centrointernacional.com.br
LOCAL Campus Barigui
RESPONSÁVEL Profª. Maria Paula Ribinski
CURSO PRÁTICO EM COMÉRCIO EXTERIOR – MÓDULO: AGENCIAMENTO INTERNACIONAL – Aulas aos sábados
AGENCIAMENTO INTERNACIONAL: Intermediários na Comercialização de Produtos; Atividades no Agenciamento de Exportação; Análise a ser feita para Agente do Importador; Sistemática de Comércio Exterior; Elo de Relacionamento – Agente/Exportador/ Importador; O Agente e a Visão Comercial; Estratégias de Mercado; Pontos Divergentes Entre Comercialização Internacional e Mercado Interno; Atribuições do Agente Comercial; Registro da Marca; Contrato entre a Empresa e o Agente Comercial; Preços, Prazos, Comissão de Agente; Cuidados Antes da Decisão Pelo Agenciamento; Quem Pode Comercializar Produtos No Exterior; Como Identificar Mercados Para Comercialização; Eventos no Exterior; Conhecimentos Básicos S/Comércio Exterior ; Economia Internacional; Comércio Exterior; O Que Estimula Uma Empresa a Exportar; Representantes / Distribuidores no Exterior; Transportes; Embalagem / Rotulagem; Cubagem; Seguro; Incoterms; Classificação Fiscal das Mercadorias; Tarifas Aduaneiras; Modalidades de Pagamento; Mecanismos Simplificados de Exportação; Financiamentos a Exportação; Fluxograma de Exportação; Fatura Proforma / Exportação; Regras a Serem Obedecidas na Importação; Fatura Proforma / Importação; Formação de Preços na Importação de Produtos; Modalidades de Pagamento das Importações; Back To Back; Organismos Controladores.
DATA 21, 28/08 e 04/09
HORÁRIO Aulas aos sábados das 08h às 12h
CARGA HORÁRIA 12 horas
NRO VAGAS 20
PUBLICO ALVO Aqueles que trabalham na área e queiram se aperfeiçoar ou para os que pretendem entrar na área de Comércio Exterior. Escolaridade mínima exigida: ensino médio completo.
INVESTIMENTO R$ 390,00 + R$ 30,00 de material didático À vista: 10% de desconto R$ 351,00 +R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição (boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 381,00) Parcelado: 1 de R$ 195,00 + R$ 30,00 (material didático) (boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 225,00) 1 de R$ 195,00
INSCRIÇÃO http://www.utp.br/vestextensao/frmInscricao.asp?id=1
LOCAL Universidade Tuiuti do Paraná Campus Prof. Sydnei Lima Santos
RESPONSÁVEL Profª. Maria de Jesus de Paula Ribinski
CURSO PRÁTICO EM COMÉRCIO EXTERIOR – MÓDULO: CÂMBIO – Aulas aos sábados
CÂMBIO: Introdução; Câmbio, Moeda, Regulamentação Cambial, Fechamento de Contratos, Taxas Cambiais, Deságio, Prêmio, Juros, Contratos com Financiamentos à Exportação; Alterações, Prorrogações, Cancelamentos; Transferência para posição especial de contratos de câmbio, Simples e Câmbio simplificado; Contratação do câmbio de Importação; Simulação de fechamentos de contratos de câmbio; Pendências relativas a não aplicação de contratos de câmbio em despachos de exportação; Regularização, Penalidades.
DATA 31/07 e 07 e 14/08
HORÁRIO Aulas aos sábados das 08h às 12h
CARGA HORÁRIA 12 horas
NRO VAGAS 20
PUBLICO ALVO Aqueles que trabalham na área e queiram se aperfeiçoar ou para os que pretendem entrar na área de Comércio Exterior. Escolaridade mínima exigida: ensino médio completo
INVESTIMENTO R$ 180,00 + R$ 30,00 de material didático À vista: 10% de desconto R$ 162,00 +R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição (boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 192,00) Parcelado: 1 de R$ 90,00 + R$ 30,00 (material didático) – no ato da inscrição (boleto no ato da inscrição totalizará o valor de R$ 120,00) 1 de R$ 90,00
INSCRIÇÃO http://www.utp.br/vestextensao/frmInscricao.asp?id=1
LOCAL Universidade Tuiuti do Paraná Campus Prof. Sydnei Lima Santos
RESPONSÁVEL Profª. Maria de Jesus de Paula Ribinski
Fonte: http://www.utp.br/extensao/
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Objetivo:
Capacitar os participantes a utilizar as ferramentas da qualidade para a solu¬ção de problemas em qualidade. O uso dessas ferramentas possibilita objetividade e clareza no trabalho e fundamenta a tomada de decisão baseada em dados e fatos. As ferramentas da qualidade são utilizadas para observar, gerenciar e medir fatos e dados na busca de solução de problemas.
Programa:
1ª aula: APRESENTAÇÃO FERRAMENTAS DA QUALIDADE, BRAINSTORMING E MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO
1.1 Conceitos e apresentação das Ferramentas da Qualidade
1.2 Brainstorming (Tempestade de Idéias)
1.3 Matriz de Priorização dos Problemas
1.4 Exercícios
2ª aula: DIAGRAMA DE PARETO e DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO
2.1 Conceito
2.2 Quando e como utilizar
2.3 Elaboração dos diagramas
2.4 Interpretação
2.5 Exercícios
3ª aula: HISTOGRAMA
3.1 Conceito
3.2 Cálculo das frequências
3.3 Elaboração do diagrama
3.4 Interpretação
3.5 Exercícios
4ª aula: DIAGRAMA DE DISPERSÃO E PDCA
4.1 Conceito
4.2 Tipos de correlação e gráficos
4.3 Cálculo e análise do coeficiente de correlação
4.4 Conceito de PDCA
4.5 Etapas PDCA
4.6 Aplicação e cuidados na utilização do PDCA
4.7 Exercícios
5ª aula: 5W2H e MASP (Método de Solução e Análise de Problemas)
5.1 Conceito
5.2 Quando e como utilizar
5.3 Elaboração dos diagramas
5.4 5.5 Exercícios
Público-alvo:
Local: UNIDADE CURITIBA
Período de Realização: 12/07/2010 a 16/07/2010
Carga horária: 15 h
Aluno /Turma: Min. 10 – Max. 60
Código da turma: 18201003255
Dia da semana: Segunda-Feira das 19:00 às 22:00
Terça-Feira das 19:00 às 22:00
Quarta-Feira das 19:00 às 22:00
Quinta-Feira das 19:00 às 22:00
Sexta-Feira das 19:00 às 22:00
Valor:
R$ 50
Fonte: http://www.estacio.br/ferias/
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO COMERCIAL
CONTEXTO
Para Venda Pessoal o desenvolvimento de Entrevistas de Vendas objetivas e produtivas é um dos Fatores Críticos de Sucesso mais determinantes. São nestas entrevistas que o Vendedor consegue conquistar a credibilidade do Comprador, compreender as suas necessidades, convencê-lo de que a sua oferta é a melhor alternativa e buscar compromissos para uma decisão de compra favorável.
As habilidades profissionais de vendas mais básicas e essenciais para a realização de entrevistas de vendas produtivas estão relacionadas às áreas de Comunicação e Relacionamento Interpessoal. Quanto mais desenvolvidas estas habilidades, maior é a possibilidade da efetividade em Vendas Pessoais.
OBJETIVO
Este curso tem por objetivo promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades profissionais de vendas que são utilizadas nas negociações comerciais e garantem o sucesso das entrevistas de vendas.
RESULTADOS ESPERADOS
Adquirindo ou aperfeiçoando as habilidades profissionais de vendas apresentadas no curso, os participantes serão capazes de:
· Aumentar a sua produtividade e os seus resultados de vendas.
· Reduzir o tempo e seus os esforços nas entrevistas de vendas.
· Aumentar a satisfação dos seus clientes.
· Aumentar o seu nível de profissionalização em Vendas.
· Obter uma vantagem competitiva sustentável.
PROGRAMA
Um Programa de Treinamento Profissional em Vendas que apresenta e discute um processo objetivo e estruturado de condução de entrevistas de vendas baseado em um conjunto de técnicas de Comunicação e Relacionamento Interpessoal. A fundamentação do processo de entrevistas de vendas apresentado, vem da compreensão e do entendimento do processo de tomada de decisão de compra dos clientes e da utilização dos comportamentos de vendas que ajudam o comprador a se decidir.
O conteúdo do curso abrange técnicas, fundamentos, considerações e procedimentos relacionados aos comportamentos de compra (comprador) e de venda (vendedor) que acontecem nas entrevistas de vendas e decidem o seu resultado. As informações estão estruturadas do seguinte modo:
· O Processo de Compra & Venda;
· A Introdução ao Diálogo e o Equilíbrio da Entrevista;
· A Análise de Necessidades e a Técnica de Perguntas;
· A Técnica de Fechamentos Parciais e a Venda de Benefícios;
· O Compromisso Final;
· Os Sinais de Compra;
· As Objeções.
CARGA HORÁRIA
16 h/a
CORPO DOCENTE
Luiz Peixoto é um profissional da área de Vendas há 35 anos. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos com vários cursos de especialização em Vendas no Brasil e Estados Unidos. Iniciou a sua carreira na Xerox do Brasil, empresa referência em capacitação profissional em vendas, onde trabalhou durante 25 anos. Foi um dos responsáveis pela cultura de Vendas da Xerox, pois, como Gerente Nacional de Treinamento de Marketing & Vendas, desenvolveu implementou os programas de treinamento durante 7 anos. Há dez anos é sócio-administrador da XTC – Sistemas de Treinamento de Vendas, uma consultoria especializada em Vendas que tem entre seus clientes a Amil, a Editora Abril Educação, a Brasil Telecom, a Claro, a Cargill, a Gazeta do Povo, a GVT, a Rede Paraense de Comunicação, a Marisol, a GVT e a Shell do Brasil. É professor convidado da Fundação Getúlio Vargas ministrando aulas de Gestão de Vendas, Administração da Força de Vendas e Treinamento de Vendas nos MBAs de Marketing e Gestão Comercial desde 1998. É co-autor do livro – Gestão de Vendas da Editora FGV adotado como referência nos programas da FGV.
INSCRIÇÕES E LOCAL DE AULA
Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas
Avenida Visconde de Guarapuava, 2.943 – Curitiba – Paraná.
Contato:(41)3388-7800 begin_of_the_skype_highlighting (41)3388-7800 end_of_the_skype_highlighting atendimento@isaebrasil.com.br
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
OBJETIVO
Oferecer aos participantes o conhecimento geral sobre SCM (Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento), sua interface com as diversas áreas da empresa e o seu papel fundamental na obtenção de melhores resultados nas empresas.
RESULTADOS ESPERADOS
Ø Visão geral do funcionamento da cadeia integrada de abastecimento;
Ø Análise crítica das oportunidades de melhoria na sua área de atuação;
Ø Conhecer práticas e ferramentas utilizadas com sucesso em grandes corporações.
PROGRAMA
Ø O que é Supply Chain Management ?
o Evolução histórica, Conceito, Interfaces e Gerenciamento da cadeia como vantagem competitiva.
Ø Conhecendo principais drivers de SCM:
o PLAN: conceituar os processos e atividades inseridas em Planejar a cadeia.
§ Gestão de Planejamento: Demanda, S&OP, Materias
§ Estoque: existência, necessidade, custo
o SOURCE : conceituar os processos e atividades inseridas em Suprir a cadeia.
§ Processos de Suprimentos
o MAKE: conceituar os processos e atividades inseridas em Produzir para a cadeia.
§ Gestão de Produção
o DELIVER: conceituar os processos e atividades inseridas em Entregar na cadeia.
§ Distribuição
§ Logística
Ø SCM e o Cliente
o Entendendo as necessidades do cliente
o Entregando valor para o cliente
o Cadeia de suprimento orientada ao cliente
Ø O desafio de trabalhar como cadeia integrada de suprimentos
o Questão organizacional e seus paradigmas
o Integração de processos na cadeia à montante e à jusante
o TI como fator preponderante
o A orquestra em sintonia: processos integrados, custos otimizados e clientes satisfeitos.
CARGA HORÁRIA
16 h/a
CORPO DOCENTE
Prof.ª Wilma Maria Roberto
Administradora de Empresas, Pós-Graduada em Comércio Internacional pela UMESP e MBA em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral. Sólida experiência de mais de 13 anos em posições de liderança na área de Supply Chain: amplo conhecimento na Gestão de Demanda, Planejamento de Materiais, Compras Internacionais, Importação, Administração de Vendas, Atendimento dos Clientes e Distribuição Logística nos segmentos Químico (defensivos agrícolas e tintas) e Bens de Consumo em empresas multinacionais como BASF S.A., Procter & Gamble e Sadia. A partir de 2007, Professora convidada no MBA de Logística Internacional da UNESP-SJC nos seguintes módulos: Desenvolvimento de Fornecedores, Jogos Estratégicos e Estudo de Caso e Otimização de Custos Logísticos.
Em 2008, Professora da Pós-Graduação de Administração de Empresas na FGV-SP nos módulos de Administração de Planejamento, Produção e Qualidade (APPQ) e Jogos de Negócio.
INSCRIÇÕES E LOCAL DE AULA
Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas
Avenida Visconde de Guarapuava, 2.943 – Curitiba – Paraná.
Contato:(41)3388-7800 begin_of_the_skype_highlighting (41)3388-7800 atendimento@isaebrasil.com.br
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