quarta-feira, 3 de novembro de 2010

H1N1 - Cuidados ainda são necessários

Após a pandemia da H1N1 ocorrida no ano de 2009, cuidados com a saúde para evitar a contaminação ainda são necessários e importantíssimos. Veja abaixo alguma dicas:
"O vírus se pega de uma forma muito fácil, as pessoas espirrando, tossindo, conversando... Pela saliva, sai o vírus, a outra pessoa inala e acaba adquirindo a doença", explica o médico infectologista David Uip.
  • Proteja a boca com um lenço se forem espirrar ou tossir, principalmente se estiverem com sintomas de gripe;
  • Evite aglomerações;
  • Lave as mãos contantemente. Ao invés de apenas esfregar as palmas das mãos, o correto é ensaboar, esfregar as costas das mãos, lavar entre os dedos e fazer um movimento para limpar as unhas.
  • Use máscaras se você estiver contaminado com a gripe, e não para evitar ser contaminado pela mesma, pois a mesma não é uma maneira eficaz de se prevenir. "A máscara tem uma durabilidade de poucas horas. Você respira, fala e  umidifica a máscara. Quem eventualmente deve usar a máscara é o doente, para não transmitir o vírus", orienta Uip.
Em casa:
  • Todo material usado por alguém que está contaminado deve ser separado e esterilizado com água fervente para evitar qualquer tipo de contágio;
  • Evite dividir utensílios domésticos antes deste processo.
Crianças menores de 2 anos, adultos com mais de 60, portadores de doenças crônicas e mulheres grávidas devem dobrar os cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Lembre-se de colocar seu nome!